Nesta vida não tenho muitas conquistas materiais, porém as histórias são diversas. Quem eu seria sem minhas histórias? Não seria eu.

domingo, 9 de março de 2008

Páscoa à holandesa

Nijmegen, abril de 2005

Por aqui vai tudo bem, continuo aproveitando muito bem minha "temporada" nos Países Baixos... este final de semana veio uma nova experiência: Uma páscoa à holandesa.
Cheguei na casa dos pais da Susanne no sábado a noite. Família reunida, mesa grande, muita comida. Nada muito diferente do que estamos acostumados aí no Brasil.
No dia seguinte, Domingo de Páscoa, eu e a Susanne nos levantamos antes de todos e fomos pro jardim esconder ovinhos de chocolate...que seriam procurados por toda a família depois do café da manha.
Depois do café da manha, como nas grandes famílias que eu conheci, inclusive a minha, ficamos todos na mesa ainda conversando e esperando a comida baixar, sem muita vontade de sair dali, haha... Bem até agora nada de muito diferente, apenas a brincadeira com os ovos, que nunca tinha feito, e a falta da paçoca!!!!
Porém, depois de sairmos da mesa e arrumarmos toda a bagunça todos começaram a preparar o passeio de bicicleta que a gente ia fazer de tarde, afinal aquele domingo estava bastante agradável pra um passeio de bicicleta em família. Solzinho gostoso, temperatura perto dos 20 graus, todo mundo muito feliz com a chegada da primavera...estas coisas.
Neste passeio só não foram o irmão mais novo da Susanne, que ia ter uma competição de ciclismo no dia seguinte e a namorada dele. De resto foi todo mundo...pai, mãe, três filhas e 3 genros.
Como bicicleta aqui é coisa muito séria, todo mundo começou a se preparar de verdade, colocando capacete, roupa apropriada (aquelas bem apertadinhas e coloridas), garrafinhas com água e tudo mais, regulando as marchas, lubrificando as catracas...nestas horas eu estava aprendendo a andar na bicicleta que ia usar, pois ia usar, como todo mundo, uma bicicleta de corrida, que o nosso pé fica preso ao pedal por uma sapatilha. Pra pedalar depois eu pude ver que é muito melhor, mas no começo o grande problema que a gente esquece de desprender o pé antes de parar e aí quando a gente pára...o pé tá preso e o chão vem logo!!!! Por isto fiquei treinando bastante desprender o pé e prender...desprender e prender. Quando decidi que já estava bom o bastante resolvi voltar pra garagem e me juntar a todo mundo. Me lembrei de desprender um pé (que foi o direito) e comecei a diminuir a velocidade, quando cheguei na garagem nenhum problema, isto se eu não tivesse jogado o peso do meu corpo pro lado esquerdo...por um milagre, d'aqueles que só acontecem num Domingo de Páscoa, meu pé esquerdo se soltou do pedal no meio do caminho pro chão e eu consegui evitar uma queda com maiores conseqüências.
O passeio começou, aqui é bem gostoso andar, pois não há subidas, e a gente foi andando... andando... andando... passando por umas vilas.... andando... andando... outras vilas... passamos por um parque natural bem bonito... andamos mais... até que paramos nos jardins de uma pequeno castelo, do lado de um lago pra descansar um pouquinho e comer umas bananas... não me lembro quanto tempo foi, mas já tinham ido 30 Km!!!! 5 minutos depois já estava todo mundo montado nas bicicletas pra começar um trecho de subida. A subida não seria nada muito aterrorizante se a gente já não tivesse pedalado por 30 Km e se a gente não precisasse voltar!!! Ainda bem que no final daquela subida veio uma descida do mesmo tamanho... que deu pra descansar um pouquinho pro percurso de volta… No final do passeio foram 70 Km!!!! Caramba, nunca tinha andado tanto de bicicleta num só dia…Mas até que cheguei bem, ainda bem, pois minha preocupação ao longo do caminho era não ficar pra trás… afinal não ficaria nada bom ficar pra trás de um grupo onde os pais da minha namorada também estavam fazendo parte… se bem que pra falar a verdade, ficar pra trás do pai da Susanne não seria problema nenhum, já que ele eu sei que não consigo acompanhar…. Se alguém começar a rir porque eu acho normal não acompanhar o pai da minha namorada em bicicleta pode parar!!!!! Não estou tão mal assim, ele é que é um “monstrinho” mesmo (semana que vem ele vai participar de uma corrida de bicicletas de 250 Km!!!!), alguém aí vai encarar?!.
Depois da volta, foi tomar banho, comer e dormir…hahaha
No dia seguinte (Segundo dia de Páscoa, não me perguntem o porquê, mas aqui tem o primeiro e o segundo dia de Páscoa) a gente foi ver, ou melhor, tentar ver o irmão da Susanne competindo. Antes da prova todo mundo tava lá, dando aquela força. A competição é bem importante aqui, participam dela algumas das equipes que disputam a volta da França. A prova era entre Leverkusen e Kolonia, na Alemanha (205 Km). As pessoas aqui são loucas por ciclismo. Na largada uma multidão assistindo. A durante todo o percurso pessoas ficam a beira da estrada pra ver os ciclistas passarem. A gente fez o mesmo, entrávamos no carro, e íamos pra um ponto da frente dos ciclistas e ficávamos esperando eles passarem. E quando eles passam…hahaha…é tão rápido e todos juntos que não dá pra ver quase nada…a gente fez isto por 5 vezes e só em uma eu vi o irmão da Susanne!!
Mas assim se passa o dia, nos intervalos, destes momentos, faz-se pick-niks, joga-se jogos, conversar com pessoas que também estão fazendo o mesmo, conhece-se lugares diferentes… Faltou só um pilãozinho aqui pra fazer uma paçoca!!!!hahaha…
Sinto a falta de coisas daí e a saudade é grande…

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigada por dividir conosco uma Páscoa tão diferente!