Nesta vida não tenho muitas conquistas materiais, porém as histórias são diversas. Quem eu seria sem minhas histórias? Não seria eu.

domingo, 9 de março de 2008

Bonequinha vermelha

Amsterdam, 06 de fevereiro 2007

Olá pra Todos,

Viver num outro país que fale um outro idioma é bastante interessante. Cada dia que passamos imérsos neste mar de palavras estranhas nos sentimos menos “sufocados”… lembro-me de algumas vezes que chegou a dar desespero. Estar num grupo, ver a expressão das pessoas, os risos, as caras de espanto, momentos de silêncio pra reflexão sobre algo que foi dito, enquanto nós ficamos sempre em silêncio refletindo sobre qual o assunto da conversa não é das sensações mais agradáveis…e algumas vezes dá vontade de gritar!
Felizmente, muito felizmente isso já não acontece comigo. Me vejo cada vez mais participante das coisas. Sinto que as pessoas aqui começam a me conhecer agora!
Este final de semana fui à festa da aniversário do avô materno da Susanne… o velhinho é uma figuraça e merece todas as comemorações possíveis por seus 95 anos de vida.
A festa foi grande, a família se reuniu na casa de um dos filhos, com muita comida, várias homenagens ao aniversáriante e muita gente! Estas ocasiões são um verdadeiro teste pro quanto eu consigo me comunicar e compreender o holandês. Posso dizer que me saí muito bem.
Porém, nem tudo é um mar de rosas. Lá pelo meio da festa quando já me sentia muito confiante resolvi conversar com uma priminha da Susanne… priminha mesmo… com uns 4ou 5 anos. Ela é uma das filhas do dono da casa.
Tudo estava indo bem, até o momento que ela me perguntou:

- Kun jij die rode poptje voor mij paken?

A tradução literal seria (o idioma aqui parece todo ao contrário quando a gente o vê com uma lógica latina):

- Kun jij (pode você) die rode poptje (aquele vermelho “o que será poptje?!?!”) voor mij paken (para mim pegar)?


Equanto ela perguntava, eu vi um pequenino dedo indicador apontado pra uma estante cheia de brinquedos. Eu não fazia a menor idéia do que era poptje, mas sabia que era vermelho e que deveria ser um dos brinquedos daquela estante.

- Deze? – tem que ser este… tem que ser este
- Nee… Die rode poptje. – ela deve achar que estou brincando…
- Deze? – errar uma tudo bem, mas desta não pode passar!
- Nee! Die rode poptje! – acho que ela já percebeu que não estou brincando.
- Deze? – errar a terceira será demais.
- NEE!!! Die rode poptje!!! – definitivamente ela já percebeu que não é brincadeira.
- Deze? – dessa não pode passar
- NEE!!!! DIE RODE POPTJE!!!! – ela deve estar achando que sou um burro
- Deze? Se eu errar desta vez ela vai com certeza se perguntar o que a prima dela viu neste homem tão burro que não sabe o que é um poptje!!!
- Ja… die is mijn rode poptje. Ufa!

Por que será que ela pegou aquela bonequinha vermelha e foi brincar em outro lugar?!

Depois desta nada mais justo que começar a estudar holandês de verdade… decidi não esperar o curso que ganharei quando receber meu visto de residência e semana que vem vou começar a tomar umas aulas particulares!


No final de semana também fui assistir a um jogo de futebol dos juniores do Ajax contra os juniores do NEC (clube onde estagiei aqui na Holanda das outras vezes). Queria, além de assitir ao jogo, reencontrar alguns dos treinadores que conheço por aqui.
Durante o jogo conversei um bocado com um treinador do Ajax que trabalhava no NEC quando estive por lá… quando o jogo acabou, que pra surpresa de todos teve o Ajax como perdedor, conversei com mais alguns treinadores e fui me despedir do treinador do Ajax. Quando me aproximei dele ele estava conversando com uma outra pessoa. Durate nosa conversa, eu me perguntava se já não conhecia aquele outro homem de algum lugar. Mas bem, devia ter sido das vezes que me meti dentro do Ajax pra ver treinos e tentar conhecer pessoas.
Logo depois quando já estava saíndo do clube ouço alguém dizer: o Dany Blind está aqui! Caracas… eu estive ao lado de uma das grandes lendas do futebol holandês e nem me dei conta. Ele foi por exemplo capitão do Ajax da ultima vez que o Ajax conquistou a Copa dos Campeões da Europa. Torneio de clubes de futebol mais importante que existe. Seria o mesmo que estar ao lado do Zico no Brasil e não dar conta…

Por mais que eu ache que já estou bem introduzido no meio de vida holandês, por vezes eu percebo, ou uma crinacinha de 4 anos me mostra, que falta muito ainda! Hahaha

Nenhum comentário: