Nesta vida não tenho muitas conquistas materiais, porém as histórias são diversas. Quem eu seria sem minhas histórias? Não seria eu.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

É proíbido fumar!



Imaginem a situação... um cara meio resfriado, vias aéreas debilitadas, devido a chuva que ele tomou no dia anterior enquanto pedalava por seu mais novo destino turístico. Ele entra num bar, vê várias pessoas fumando e uma fumaceira que se espalha por todos os cantos do ambiente.

O cara pensa: "Estou em casa". Sem pestanejar saca o maço de cigarros do bolso e vai logo dando suas tragadas.

Porém, sem demorar muito é abordado por um dos garçons:

- Senhor, seria possível apagar o seu cigarro?
- Como?!
- Seria possível apagar o seu cigarro?
- Por que?
- O senhor não sabe que é proibido fumar em estabelecimentos comerciais na Holanda?
- Tava imaginando que sim, após passar por vários bares nesta cidade e ver aqueles adesivinhos de proibido fumar. Porém, encontrei este "santo local" com várias pessoas baforando. Aí imaginei que em alguns lugares era permitido e noutros não. Mas enquanto estava aqui, feliz da vida, ouço do senhor que não posso fumar. Não tô entendendo nada! -Diz ele enquanto olha pros lados e vê aquela névoa densa que quase o impede de ver o outro lado do lugar. Ele insiste em fumar.
- Eu não vou apagar meu cigarro! Por que eu? Será que tem há ver com o fato de ser estrangeiro?!
- Não senhor, somos frequentados na maioria das vezes por estrangeiros.
- Me desculpe, percebo que o senhor está pedindo com educação, mas tenho que dizer que me sinto afrontado com seu pedido.
- Não é minha intenção afrontar o senhor.
- Por que raios então o senhor pede pra eu apagar o cigarro enquanto todo mundo ao meu redor continua de cigarro aceso na mão?
- É que a partir de primeiro de julho há uma lei que proíbe o fumo em todos os estabelecimentos comerciais.
- Hahahaha... mais uma vez, por que eu e não eles? Agora só de relance conto umas 20 pessoas com cigarro acedo!
- O senhor tem razão, mas no cigarro deles não há fumo.
- Como é que é?!
- Pois é, não há fumo no cigarro deles, e sim maconha. Fumo é contra a lei, maconha não!
- Posso colocar uma pouco de maconha aqui e continuar fumando, precido da nicotina do tabaco pra acabar com a minha pilha. Fumar lá fora é cruel! A chuva que começou ontem não parou até agora. Estou todo resfriado por causa dela.
- Sinto muito, maconha só purinha, se nela houver um pouquinho fumo estaremos infringindo a lei...

Pois é, pode parecer loucura, mas a partir de primeiro de julho isso pode acontecer por aqui sim.
Finalmente, depois de muito tempo de atraso com relação a outros países por aí, o fumo em bares, restaurantes e discotecas foi proibido na Holanda. Sair a noite ficou mais gostoso, mais saudável, pelo menos pra quem só passa na frente dos Coffeshops. Mas antes de imaginar que a continuação da liberação do consumo de maconha, e outras drogas chamadas leves, nos Choffeshops tem algo a ver com liberdade, mente progressista, estas coisas... este fato está mesmo é relacionado a questões econômicas.

É interessante pra Holanda tentar estimular o menor consumo de cigarros. Questão de saúde pública: menos dinheiro aplicado na saúde pra tratar dos efeitos do cigarro. Mas não seria interessante pra Holanda atrapalhar uma de suas mais importantes fontes de renda: o Turismo. Milhares de turistas desembarcam por aqui, todos os dias, afim de se amontoar nos Coffeshops e se entupir de suas mercadorias. Detalhe... café mesmo, só é encontrado por lá no nome!

Nenhum comentário: